Barbalha é o primeiro município do Ceará beneficiado com a expansão do esgotamento sanitário por meio da PPP

O município de Barbalha é o primeiro do estado do Ceará a receber a expansão de rede coletora das obras de esgotamento sanitário, fruto da Parceria Público-Privada (PPP) entre a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) e a Ambiental Ceará. O serviço de coleta e tratamento de esgoto beneficia diretamente mais de 3 mil pessoas no bairro Malvinas.

Com a implementação de 4 km de rede e a interligação da comunidade, o esgoto será coletado e destinado para a estação de tratamento. Somente em Barbalha, o projeto tem investimento de R$ 77 milhões.

A comunidade das Malvinas foi escolhida devido a sua localização, relevância e condições geográficas. “É uma área em expansão e precisava-se de uma solução para o todo esgoto ali produzido, onde boa parte corria a céu aberto. A Cagece tem visitado a localidade e está dando suporte e atendendo a população que poderá ser beneficiada com tarifas adequadas às suas condições”, explica o diretor de Gestão de Parcerias da Cagece, Luciano Arruda.

Além da eliminação do esgoto das ruas e do descarte adequado dos dejetos, a interligação beneficia diretamente a saúde da população e cumpre a determinação do Marco Legal do saneamento básico, que estabelece meta de universalizar os serviços de coleta e tratamento de esgoto até 2033.

“Saneamento básico é uma questão de saúde pública e com essa grande PPP a gente afasta o adoecimento e garante a qualidade de vida das famílias, é um trabalho essencial e está só no começo”, finaliza Luciano Arruda.

Sobre a PPP

A parceria tem como objetivo universalizar o esgotamento sanitário em todos os municípios atendidos pela Cagece até 2033. Somente no Cariri, o investimento aplicado gira em torno de R$ 783 milhões e abrange os municípios de Juazeiro do Norte, Barbalha, Missão Velha, Nova Olinda, Santana do Cariri e Farias Brito. Neste primeiro bloco da PPP, outros 11 municípios da Região Metropolitana de Fortaleza também serão contemplados com o serviço.

FONTE: BADALO

Categoria:REGIONAL

Deixe seu Comentário