Vendas do varejo ampliado cearense crescem 19,9% em junho e superam o nacional, de 8,3%

As vendas do varejo ampliado cearense apresentaram, em junho de 2023, um crescimento expressivo de 19,9%, acima da alta de 8,3% registrada pelo varejo nacional. O resultado no Ceará foi bastante influenciado pelas vendas de veículos, motocicletas, partes e peças, que registraram alta de 39,1%, e de materiais de construção, com elevação de 25,7%. A análise está no Enfoque Econômico (Nº 259) – Dinâmica das Vendas Trimestrais do Comércio Varejista Cearense no Primeiro Semestre de 2023, publicado pela Diretoria de Estudos Econômicos (Diec) do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece).

De acordo com o analista de Políticas Públicas do Ipece, Alexsandre Lira Cavalcante, autor do trabalho, as vendas nacionais de veículos, motocicletas, partes e peças, referente a junho de 2023, relativa a igual período de 2022, também registraram crescimento, mas num patamar menor de 17,9%, enquanto as vendas de materiais de construção passaram por queda de 2,7% na mesma comparação. “As vendas do varejo ampliado cearense apresentaram quedas entre os meses de junho e dezembro de 2022. No entanto, o mesmo vem se recuperando ao longo do ano de 2023. O varejo ampliado nacional, que também enfrentou alguns problemas em 2022, passou também a apresentar certa recuperação nos primeiros seis meses desse ano” – explica.

Varejo comum

Já vendas do varejo comum cearense registraram uma alta de 6,7% em junho de 2023, resultado acima do nacional, de 1,3%, na comparação com igual período de 2022. Com esse desempenho, o varejo comum cearense registrou a 17ª alta mensal consecutiva, desde fevereiro de 2022, revelando uma trajetória mensal persistente de crescimento nas vendas do setor. O trabalho foi realizado a partir dos dados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O estudo revela que o varejo comum cearense registrou uma alta de 7,1% no acumulado de 2023 (janeiro a junho), melhor que o desempenho observado em igual período de 2022, mostrando uma trajetória persistente de recuperação. “Ademais, o varejo comum cearense registrou um desempenho também superior quando comparado ao desempenho do varejo comum nacional, que apontou alta acumulada no ano de apenas 1,3%” – frisa Alexsandre Lira.

O varejo ampliado cearense registrou uma alta de 4,5% no acumulado até junho de 2023, em relação a igual período do ano anterior. O Analista de Políticas Públicas observa que desempenho anual do varejo ampliado cearense ainda conseguiu ser melhor que o desempenho nas vendas do varejo ampliado nacional, que registrou alta de 4,0% na mesma comparação

Desempenho dos estados

Os cinco melhores desempenhos no ano de 2023 foram observados nos estados de Tocantins (13,5%); Maranhão (10,1%); Roraima (7,7%); Ceará (7,1%); e Acre (6,6%). Apenas seis estados registraram queda no acumulado do ano até junho de 2023: Rio de Janeiro, Rondônia, Distrito Federal, Rio Grande do Norte, São Paulo e Piauí.

FONTE: BADALO

Categoria:REGIONAL

Deixe seu Comentário